Caros Leitores

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". A educação precisa tanto de formação técnica e científica, como de sonhos e utopias.
Sejam Bem Vindos!



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sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Escola Municipal Francisco Antônio de Lorena faz homenagem aos 109 anos de Ituiutaba em mais um PELC

Na noite do dia 25 a praça da prefeitura foi palco de mais um PELC - Projeto Esporte Lazer e Cultura realizado pela Prefeitura Municipal de Ituiutaba/Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer.
A Escola Municipal Francisco Antônio de Lorena, que esta concentrada na Villa Miisa, homenageou o Prefeito Dr. Luiz Pedro Correa do Carmo e a Secretária de Educação Alciene Franco e comemorou o aniversário de Ituiutaba ocorrido no ultimo feriado 16 de setembro. Ituiutaba que completou 109 anos de história foi muito bem interpretada no espetáculo artístico de teatro e dança que retratou a história de dois ilustres homens: Joaquim Antônio de Moraes e José da Silva Ramos que doaram parte de suas terras para construírem o arraial São José do Tijuco no ano de 1.832. Em 1.839 distrito de São José do Rio Tijuco em 1901 emancipou –se Vila Platina e finalmente em 1.915 Ituiutaba.

O professor e coreografo Gustavo Júnior, foi autor dessa riquíssima obra apresentada ao público, a professora Malu Mamede esteve presente acompanhando as atividades acontecidas, o Professor de Educação Infantil Victor Carvalho, a Secretária de Educação Esporte e Lazer Alciene Franco e o núcleo de cultura da Escola Municipal Aureliano Joaquim da Silva – CAIC na pessoa da Diretora Geral Prof. Hilda Müller e Débora Azevedo viabilizaram a realização dessa obra.


O professor e coreografo Gustavo Júnior ressaltou a escola é o primeiro espaço formal onde se dá o desenvolvimento de cidadãos, nada melhor que por aí se dê o contato sistematizado com o universo artístico e suas linguagens: artes visuais, teatro, dança, música e literatura. É com grande alegria que atendo um pedido da Diretora da Escola Municipal Francisco Antônio de Lorena Márcia, prof. Malu Mamede e a secretaria de Educação Alciene Franco, voltar a trabalhar com esses alunos é gratificante e com certeza contribui para a formação cultural visto que estas crianças se reconhecerão como participantes e construtores de seus próprios caminhos e saberão avaliar de que forma se dão os atalhos, as vielas, as estradas. A arte fará parte de suas vidas e terá um sentido, deixando de ser aquela coisa incompreensível e elitista, distante de sua realidade.


A professora Malu Mamede disse é muito importante a participação desses profissionais que trabalham com a arte e a cultura atuando nas demais escolas da rede municipal de ensino, pois assim com certeza vamos conseguir realizar os processos pedagógicos e cognitivos que busca a dinâmica entre o sentir, o pensar e o agir. Promovendo a interação entre saber e prática relacionados à história, às sociedades e às culturas, possibilitando uma relação ensino/aprendizagem de forma efetiva, a partir de experiências vividas, múltiplas e diversas.

domingo, 26 de setembro de 2010

A Arte e a Cultura no Espaço Educativo


Para que esta afirmação se torne uma realidade, acredito que é através do espaço educativo que se possa efetivamente dar uma contribuição no sentido de possibilitar o acesso à arte a uma grande maioria de crianças e jovens.

Sendo a escola o primeiro espaço formal onde se dá o desenvolvimento de cidadãos, nada melhor que por aí se dê o contato sistematizado com o universo artístico e suas linguagens: artes visuais, teatro, dança, música e literatura. Contudo, o que se percebe é que o ensino da arte está relegado ao segundo plano, ou é encarado como mera atividade de lazer e recreação. Desde o profissional contratado, muitas vezes tendo que lidar com os conteúdos das linguagens de forma polivalente, até o pequeno número de horas destinadas ao ensino das linguagens artísticas.

O ensino da arte deve estar em consonância com a contemporaneidade. A sala de aula deve ser um espelho do atelier do artista ou do laboratório do cientista. Neles são desenvolvidas pesquisas, técnicas são criadas e recriadas, e o processo criador toma forma de maneira viva, dinâmica. A pesquisa e a construção do conhecimento é um valor tanto para o educador quanto para o educando, rompendo com a relação sujeito/objeto do ensino tradicional. Este processo poderá ser desafiador. Delimite-se o ponto de partida e o ponto de chegada será resultante da experimentação. Dessa forma, o ensino da arte estará intimamente ligado ao interesse de quem aprende.

Esta maneira de propor o ensino da arte rompe barreiras de exclusão, visto que a prática educativa está embasada não no talento ou no dom, mas na capacidade de experienciar de cada um. Dessa forma, estimula-se os educandos a se arriscarem a desenhar, representar, dançar, tocar, escrever, pois trata-se de uma vivência, e não de uma competição. Uma proposta em arte que parta deste princípio traz para as suas atividades um grande número de interessados. Estas crianças e estes jovens se reconhecerão como participantes e construtores de seus próprios caminhos e saberão avaliar de que forma se dão os atalhos, as vielas, as estradas. A arte fará parte de suas vidas e terá um sentido, deixando de ser aquela coisa incompreensível e elitista, distante de sua realidade.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

“Corpo Negro” Grupo Cultural Afro – Brasileiro do CAIC faz homenagem a dois grandes Ícones da Educação.


Aconteceu nesse ultimo sábado 28 na praça da prefeitura mais um PELC Projeto Esporte Lazer e Cultura, o “Corpo Negro” Grupo Cultural Afro – Brasileiro fez uma linda homenagem a duas estrelas da Educação que contribuíram com o nosso crescimento e nos contagiou com seu amor e alegria ás Professoras Luzia Marquês e Bárbara Luiza.



Com o espetáculo de dança/teatro “Um dia no sítio do pica pau amarelo” os Professores do “Corpo Negro”, Gustavo Júnior e Lourymar Alves Oliveira em uma surpreendente produção o grupo encantou os espectadores em sua nova apresentação. Visando resgatar as histórias do magnífico autor Monteiro Lobato com um show de brilho, cores, brincadeiras e alegrias.


O professor de educação Infantil do Centro Educacional ANEF, Victor Carvalho foi o principal responsável em apresentar toda a história, com o personagem Visconde de Sabugosa o professor/ator desenvolveu em cena técnicas teatrais de improviso, expressão corporal, facial, percepção espacial, dramatização, entre outros.

O núcleo de cultura do CAIC que tem como coordenadora a professora Débora Azevedo, teve um papel fundamental nesta belíssima homenagem, a professora de artes Gorete fez um brilhante trabalho de pintura fácil nos alunos do “Corpo Negro”.



A Secretaria de Educação, Alciene Franco ficou muito contente com a participação do CAIC sendo uma excelente oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos professores, que é bem mobilizado e organizado, e saber como a Secretaria de Educação/Esporte e Lazer poderá auxiliar na construção da política cultural da cidade, a partir dos seus agentes culturais, num trabalho plural – disse, enfatizando que o PELC tem boas perspectivas de gerar talentos de qualidade no município.



O professor e coreografo do “Corpo Negro” Grupo Cultural Afro – Brasileiro Gustavo Júnior, parabenizou todos os alunos, agradeceu a presença da Diretora Geral Hilda Müller, Diretora da Escola Marília Abdulmassih, Diretora Administrativa Ana Luisa Pineto, Diretora Pedagógica Dinair Caldeira, Coordenadora do Período Integral Lilian Moraes Teodoro e Rose Paiva.
Gustavo Júnior ressaltou ainda que o “Corpo Negro” a partir do mês de agosto conta também com a coordenação da professora Lourymar Alves Oliveira hoje vice diretora do CAIC, essa parceria com certeza veio acrescentar cada vez mais qualidade técnica no grupo de dança, por ter experiência na área a professora Lourymar Oliveira se mostra motivada em dar continuidade na cultura afro – brasileira e afins.

sábado, 21 de agosto de 2010

EQUIPE DO PROJETO ENTRE NA RODA NO IV ENESCPOP DE UBERLÂNDIA

O Projeto Entre na roda que é realizado no CAIC Aureliano Joaquim da Silva – Ituiutaba (MG), realizou no último dia 14 de agosto de 2010, apresentação de trabalho no IV Encontro Nacional de Educação, Saúde e Culturas Populares – Conquistas Históricas e Novos Saberes – ENESCPOP, na cidade de Uberlândia (MG) com o tema “Cultura Afro Ações Sócio Educativas.


A viagem foi promovida pela FACIP/UFU, participaram do evento: Luciane Dias, coordenadora do Projeto durante o ano de 2009 e o primeiro semestre de 2010, atualmente, professora da UFU, alguns alunos e mães e equipe do CAIC: Beatriz Oliveira Menezes (Supervisora e Professora), Dinair Caldeira de Andrade Silva (Diretora Pedagógica), Gustavo Júnior (Professor e Coreógrafo), Maria Aparecida Marques Professora), Maria Madalena da Silva (Professora), Mariana Cristina Marques Moraes (Assistente de Informática) e Patrícia Mendes Tomaz (Professora). Após a apresentação dos trabalhos, houve a participação no cortejo, onde há uma mostra final da diversidade cultural aos presentes.

Após a apresentação dos trabalhos, houve a participação no cortejo, onde há uma mostra final da diversidade cultural aos presentes.
O Projeto “Entre na Roda”, compõe ações sócio educativas baseadas na cultura afro-brasileira, acontece em extra turno e é destinado a crianças, adolescentes e comunidade em geral.

São três os subprojetos: “Corpo Negro” Grupo Cultural Afro-brasileiro, coordenado pelo professor e coreógrafo Gustavo Júnior, Capoeira Angola N’Golo, coordenado pelo professor João Antonio Alves e Terno de Congo “Filhos da Luz”, coordenado pelo professor William Cândido.
O “Corpo Negro” Grupo Cultural Afro-brasileiro, utiliza a dança afro como veículo para transmissão da história do negro no Brasil, buscando resgate identitário e elevação da auto-estima dos participantes através da dança.

O Projeto N’Golo promove atividade física através da Capoeira Angola, introduzindo conceitos da cultura afro-brasileira.
Já o Terno de Congo “Filhos da Luz” Resgata a cultura conga dentro do cotidiano escolar possibilitando o diálogo entre cultura e educação, favorecendo o conhecimento das tradições afro-brasileiras e o desenvolvimento da auto-estima em crianças.
Toda essa diversidade de ações, seus contextos históricos e sociais, tempos e espaços, ocorrem para que a Implementação da Lei 10.639/03, seja uma realidade nos currículos escolares, garantindo sua legitimidade e educação de qualidade ao público atendido.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Deu início a segunda etapa dos mini cursos do Programa PEAS na Escola Estadual Israel Pinheiro


Iniciou nessa ultima terça – feira 17 na Escola Estadual Israel Pinheiro a segunda etapa dos mini cursos de teatro e dança do Programa de Educação Afetivo Sexual – PEAS.
Nesses dois meses em que estão acontecendo as aulas do Programa PEAS a coordenação do projeto concluiu que a primeira etapa foi desenvolvida com sucesso, uma vez que os alunos participaram efetivamente da formação inicial através da sensibilização, vínculos de: comunicação, cooperação, desenvolvimento de habilidades e competências (talentos), liderança partilhada, confiança, mecanismo de regulação e estabelecimento dos vínculos afetivos.



O professor do Programa de Educação Afetivo Sexual da Escola Estadual Israel Pinheiro, Gustavo Júnior disse estar satisfeito com a implementação das primeiras ações acontecidas, são cerca de 30 adolescentes e jovens protagonistas do GDPEAS que em um futuro breve poderá repassar os recursos adquiridos nos mini cursos aos demais alunos da escola.
O professor Gustavo Júnior ressaltou ainda que os novos tempos exigem mudanças, que serão alcançadas através do comprometimento e energia que levam à ação. Para isso precisamos de pessoas mais ativas, capazes de transformar a si mesmas e a realidade, usando a força grupal para construírem os seus caminhos!
A coordenadora do PEAS professora Paula, acredita em confia no trabalho realizado até o momento e percebe as mudanças ocorridas em torno da escola através destes mini cursos, entendemos o efetivo diálogo entre diferentes olhares, espaços e tempos sociais e, uma efetiva ação baseada na solidariedade e na comunhão de objetos e valores. A cooperação é promotora de redes de fazeres e saberes que contribuem para o crescimento do grupo e emancipação social dos seus participantes, permitindo a invenção coletiva de um novo espaço de convivência, afirmou Paula.


sexta-feira, 23 de julho de 2010

Recesso Escolar



Mais um ciclo de férias se aproxima e com ele o tão sonhado descanso!

É merecido por tantas atividades desenvolvidas no decorrer do ano ...
2010 esta com tudo 10 igual dizia alguns amigos ...

É momento de aproveitar as oportunidades e fazer de cada dia um dia único, de alegrias, de amor e acima de tudo do bem estar emocional...

Desejo a todos em especial aos meus alunos, um bom recesso!!!

Felicidades, Gustavo Junior!!!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Mini Cursos de Teatro e Dança do Projeto PEAS tiveram início na Escola Estadual Israel Pinheiro

Iniciou no dia 29 na Escola Estadual Israel Pinheiro os mini cursos de teatro e dança do Programa de Educação Afetivo Sexual - PEAS.

Varias metas e objetivos foram lançados para esse ano com o foco diretamente na formação cultural e social dos JPPEAS destaca – se os principais objetivos: Compreender a Educação Sexual como direito garantido pela Constituição Federal; compreender que as atividades do PEAS se focalizarão na solução dos problemas vivenciados no dia – a dia; respeitar as diversidades com relação ao gênero, compreendendo as responsabilidades de cada um (homem e mulher); identificar as fontes de prazer no dia a dia, desmistificando a idéia do uso das drogas legais e ilegais como única fonte do mesmo; identificar as reais conseqüências do uso das drogas, principalmente quando se é um viciado ou traficante;

Neste primeiro contato com os alunos exercícios e testes de habilidades foram aplicados procurando conhecer as técnicas artísticas e corporais que cada aluno possui.
Entre eles estão os exercícios de: aquecimento e respiração, improviso, memória, três planos, percepção espacial e postação de voz.
A peça com o tema “ A vida não é um conto de fadas” e o espetáculo de dança esta previsto para acontecer no ultimo final de semana do mês de setembro a definir local.

O professor Gustavo Júnior, disse que o trabalho desenvolvido em 2009 com os alunos proporcionou mudanças comportamentais, principalmente com relação a participação nas atividades diversas na escola e nas relações afetivas entre colegas/colegas e estudantes/professores.
Desta forma um projeto com todas as diretrizes para 2010 com certeza favorecerá ainda mais nossas expectativas enquanto facilitadores do Programa Peas e de todos os professores, nas mudanças de atitudes dos estudantes e projeto de vida dos mesmos. Assim as ações terão o foco nos adolescentes, estudantes da 5ª a 8ª séries.
Na oportunidade o professor Gustavo Júnior convida todos para conhecer as ações culturais e sociais desenvolvidas através do endereço do blog: http://gustavojhunior.blogspot.com/