Caros Leitores

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". A educação precisa tanto de formação técnica e científica, como de sonhos e utopias.
Sejam Bem Vindos!



████████████████████████████████████
████████████████████████████████████
████████████████████████████████████

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

PEAS da E. E. Gov. Israel Pinheiro representará Ituiutaba e Região em Belo Horizonte

Aconteceu na última terça-feira, 29 no Conservatório Estadual de Música “Dr José Zóccoli de Andrade” a culminância geral do Programa Educacional de Atenção aos Jovens – PEAS. O evento contou com a participação da coordenadora regional do PEAS da Superintendência Regional de Ensino - SRE Luciene Bezerra, da diretora da E. E. Gov. Israel Pinheiro, Denísia Ardila Geness, dos vices - diretores Marcelo Parreira de Oliveira, Márcia Maria da Rocha Lima Cravo e João Batista Brito da Silva, da supervisora MeireLuce Senne, da coordenadora do PEAS Paula Lima, dos professores Marcos, Marluce e Gustavo Júnior, dos pais, alunos e demais profissionais da escola.



A E. E. Gov. Israel Pinheiro apresentou o espetáculo teatral: “Brasil de todas as raças e de todas as cores, diversidade cultural no século XXI”. Dirigido pelo professor Gustavo Júnior, a peça teatral retratou a tradição, os costumes e os valores de vários estados do Brasil como Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, entre outros.



Da parte cultural o público presente pôde prestigiar coreografias folclóricas da região amazônica, samba, e danças africanas. As músicas mostraram o estilo sertanejo e caipira caracterizado por letras românticas e um canto triste que lembra a simplicidade dos locais afastados, longe das cidades, no campo, no meio rural. O teatro mostrou elementos da cultura nacional como os índios, as baianas das escolas de samba, o frevo e a personagem Carmem Miranda que levou o público ao delírio. O lúdico fez parte da expressão corporal e favoreceu a reflexão, para a construção de um futuro a partir do presente unindo a espontaneidade e a liberdade. A capoeira angola foi permeada pelo ritmo musical lento e golpes jogados mais baixos próximos ao solo. A peça teatral finalizou com o Hino Nacional Cultural apresentando uma diversidade de ritmos, culturas e cores todas constituintes do nosso País.



Na tarde da última quinta – feira, 01 no saguão da Faculdade do Triangulo Mineiro – FTM, ocorreu a reapresentação do espetáculo teatral para os diretores, vices - diretores, supervisores e professores da Rede Estadual de Ensino.





A diretora da Superintendência Regional de Ensino, Ises Maria Gomes Cintra anunciou para os presentes que a E. E. Gov. Israel Pinheiro estará encarregada de representar Ituiutaba e Região nas ações PEAS 2011 em Belo Horizonte, no mês de fevereiro de 2012 por ter desenvolvido um excelente trabalho na parte artística e por ser uma escola que vem crescendo a cada ano no que tange as atividades do PEAS.




O professor Gustavo Júnior fez uma explanação geral dos principais resultados do Programa PEAS na escola “a arte, com as suas variadas significações, concepções, nos seus mais diversos conceitos e formas, tem sido, ao longo desse ano e na pluralidade das culturas, o testemunho da excepcional delicadeza, potencialidade e força criadora que há na Humanidade. A arte acrescenta mundos ao mundo e nos faz ver o nosso mundo de um modo nunca antes visto, de forma insuspeitada e surpreendente”.

Na oportunidade agradeço a parceria da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares na pessoa da Presidente Luzia Eterna Ribeiro, do professor Eucleni Filho e de todos os profissionais da E. E. Gov. Israel Pinheiro que contribuíram de forma direta ou indireta para a realização dessa peça, frisou Gustavo Júnior.




A coordenadora do PEAS da escola Prof.ª Paula Lima, disse que a Peça Teatral permitiu aos alunos o conhecimento da pluralidade cultural que há nas manifestações e produções artísticas do nosso Brasil e assim houve uma aproximação de si mesmo e dos outros. Nesse sentido, além de (re)conhecerem como parte de uma cultura, os alunos foram convidados a respeitarem a cultura do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário