Caros Leitores

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". A educação precisa tanto de formação técnica e científica, como de sonhos e utopias.
Sejam Bem Vindos!



████████████████████████████████████
████████████████████████████████████
████████████████████████████████████


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

1° Festival de Dança Afro - Brasileira do CAIC

CAIC - Aureliano Joaquim da Silva realizou o 1° Festival de Dança Afro – Brasileira

Aconteceu na noite do dia (28) no Ginásio Poli Esportivo da Escola Municipal Aureliano Joaquim da Silva – CAIC o 1° Festival de Dança Afro – Brasileira promovido pelo Projeto Entre na Roda e “Corpo Negro” Grupo Cultural Afro – Brasileiro.
O evento contou com a presença de autoridades como a do Prefeito Municipal Públio Chaves, Primeira Dama Marilene Chaves, Secretária de Educação Celina Derze, Diretora Geral do CAIC Hilda Muller, Diretora da Escola Marilia Abdulmassih, Diretora Pedagógica Dinair de Andrade, Diretora Administrativa Ana Luiza, Coordenadora do Núcleo de Cultura Débora Azevedo e Coordenadora do Suporte Tecnológico Priscila Albino.
A abertura oficial do festival foi feita pelo Professor Cláudio Costa com o hino da África da Sul: Nkosi sikelel' iAfrika em seguida o coordenador do evento Prof. e Coreografo Gustavo Júnior fez seu pronunciamento, o Congo Filhos da Luz do CAIC veio abrilhantar a noite mostrando a cultura e a religiosidade.
O primeiro grupo a se apresentar foi a Cia de Dança Balagandaia, coordenado pelo professor Jackson Douglas, que trouxe uma expressão baiana através do axé music com ritmos de raizes africanas figurinos e pinturas corporais mostrando varios simbolos da simbologia africana.
Em seguida foi á apresentação do Grupo Arte e Movimento, Coordenado pelas professoras Junelli e Graciela, as coreografias ao som de atabaques mostrou a diversidade das danças afro – brasileiras, os bailarinos muito bem sincronizados e movimentos de base e expressão corporal encantou o publico da escola CAIC.
Na sequencia o Grupo de Hip Hop “Action Crew” Coordenado pelo professor Edilson, mostrou coreografias do movimento Hip Hop que são acontecidas em grandes cidades e na maioria por jovens negros, a coreografia do grupo levou
o publico a reflexão e discussão contra o preconceito racial.
Outro grupo que merece destaque foi a Cia de Ginastica “Equilibrio e Movimento” coordenado pela professora Naiessa, com uma coreografia de agilidade e exercitando o corpo em estilo africano a Cia de Ginastica trouxe um mix de cores africanas saltos, movimentos, flexibilidade, coordenção, equilibrio e controle do corpo.
O “Corpo Negro” Grupo Cultural Afro – Brasileiro encerrou anoite com o Espetáculo: “Heróis do Passado” A História dos Guerreiros Africanos mostrando o resultado do trabalho desenvolvido durante todo o ano de 2009, na escola Aureliano Joaquim da Silva, a proposta foi descobrir as possibilidades de um unico objeto: “O Corpo”. Herois do Passado visou levar ao publico a história do negro desde sua chegada até os dias atuais, embalado por sons, danças, contos levando o verdadeiro sentido da palavra Negro.
O Espetáculo de Dança e Teatro “Heróis do Passado” A História dos Guerreiros Africanos teve a direção do Professor e Coreografo: Gustavo Júnior e Victor Carvalho.
O Coordenador do evento, Prof. Gustavo Júnior disse que a noite da cultura afro – brasileira supriu todas as expectativas, ressaltou ainda que por muito tempo não existia na cidade um evento que de fato divulgasse e difundisse a verdadeira historia da cultura africana. Finalizou agradecendo a Fundação Cultural de Ituiutaba, Fundação Zumbi dos Palmares, Lar Espirita Forças do Bem, Prof. Everson Araujo, Rita de Cássia, Victor Carvalho, Renata Viera, Bruna Franco e Cintia Gomes pela parceria na realização do mesmo.
Luciane Dias Coodenadora Pedagógica do Projeto Entre na Roda, agradeceu a presença do Prefeito Publio Chaves, Primeira Dama Marilene Chaves, Secretaria Celina Derze e toda equipe do CAIC pela partipação no 1° Festival de dança afro – brasileira.



























Video do 1° Festival Afro Espetáculo: "Heróis do Passado" A História dos Guerreiros Africanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário