Caros Leitores

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". A educação precisa tanto de formação técnica e científica, como de sonhos e utopias.
Sejam Bem Vindos!



████████████████████████████████████
████████████████████████████████████
████████████████████████████████████

domingo, 21 de março de 2010

“Corpo Negro” Grupo Cultural Afro – Brasileiro do CAIC faz apresentação no lançamento do Projeto Extravasa.

Aconteceu na noite de sábado (20), no auditório do CAIC Aureliano Joaquim da Silva, o lançamento do Projeto Extravasa mais uma conquista para o Projeto Entre na Roda que visa proporcionar aos alunos e suas comunidades espaços alternativos, nos finais de semana, para o desenvolvimento de atividades de cultura, esporte, lazer, geração de renda, formação para a cidadania e ações educativas complementares.
O professor e coreógrafo do “Corpo Negro” Gustavo Júnior, disse “Os alunos (a) do “Corpo Negro” Grupo Cultural Afro – Brasileiro mostraram duas versões existente na cultura afro – brasileira, o samba e suas matrizes culturais e o axé music. O samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional.Com a coreografia “Samba do Tabinha” os alunos (a) expressaram através do ritmo e compasso as batidas que contagiaram o publico presente.O Axé Music é um termo utilizado erroneamente para designar todos os ritmos de raízes africanas ou o estilo de música de qualquer banda ou artista que provém da Bahia. É uma saudação religiosa usada no candomblé e na umbanda, que significa energia positiva, também foi apresentado na noite a coreografia Extravasa fazendo a abertura oficial do Projeto Extravasa no CAIC, afirmou Gustavo Júnior”.
Beatriz Menezes, supervisora do “Corpo Negro” ressaltou, "O processo educacional é, no mais das vezes, tido como a aplicação de técnicas de transformação de comportamentos, as quais levam à aquisição de habilidades específicas para o desempenho produtivo do indivíduo. Seu corpo é conscientemente treinado para a aquisição destas habilidades. Assim, a criança e o adolescente é preparado para o trabalho desenvolver seus aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais. Através de um estudo que enfatiza principalmente suas capacidades intelectuais. As aulas de dança e dança afro – brasileira estão acontecendo as terças – feiras no período matutino, as sextas – feiras no vespertino e aos sábados matutino e vespertino, aberto para toda a comunidade que queira participar das oficinas do Projeto Entre na Roda”.
Luciane Dias, Coordenadora do Projeto Entre na Roda disse, O projeto Extravasa é um projeto que visa o desenvolvimento afetivo sexual e psicológico, é uma maneira de experiênciar a vivência de vinculação afetiva com os alunos para relacionamento com a comunidade, grupo familiar e grupo social favorecendo o sentimento de "pertencimento" e estabilidade emocional; ações como essas do Projeto Entre na Roda contribui para a melhoria da qualidade de vida, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz.












Nenhum comentário:

Postar um comentário