Caros Leitores

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". A educação precisa tanto de formação técnica e científica, como de sonhos e utopias.
Sejam Bem Vindos!



████████████████████████████████████
████████████████████████████████████
████████████████████████████████████


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Projeto PEAS Extenção Ipiaçu - MG Peça: A Busca Pela Paz no Mundo

Aconteceu no auditório da Escola Estadual Benedito Waldemar da Silva em Ipiaçu – MG o encerramento das atividades referente as oficinas de teatro e dança do Projeto PEAS, com grande entusiasmo a comunidade escolar assistiu a peça teatral “A Busca pela Paz no Mundo”. A Temática do Projeto na escola em 2009 e 2010 é Juventude e Cidadania com o tema: Meio Ambiente a peça levou a discussão sobre vários parâmetros associados ao meio ambiente “Derretimento das calotas de gelo, poluição inclusive de grandes empresas, desmatamento, queimadas, outros gases produzidos pelo homem, aquecimento global, aumento das tempestades (enchentes), tornados, ciclones, vulcões entre vários outros problemas climáticos que estão afetando o meio em que nós seres humanos estamos vivendo”.
Como o nome da peça mesmo diz o objetivo principal é “A Busca pela Paz no Mundo”.
O menino Tito interpretado pelo aluno “Alcides” foi o principal personagem da peça um menino cheio de sonhos, humilde, meigo, otimista, corajoso se viu responsável em buscar a tão esperada paz no mundo.
O belo Pensador foi encenado pela aluna “Jaqueline” foi o principal personagem incentivador pela paz, inteligente, intelectual, um grande leitor de varias obras e literaturas brasileiras.
Com sua presença marcante, charmosa, elegante, e meio assombrosa à Amargura interpretada pela aluna “Lanna” teve um grande papel nessa peça, desafiar o garoto Tito ao seu objetivo de tentar fazê-lo desistir da sua tão grandiosa e benéfica missão.
Outro personagem que também contribuiu muito nesse processo de caminhada em sentido a paz foi o Sol feito pelo aluna “Lauriane” personagem sincero, amigo, harmonioso, orientador, conselheiro.
Com todas essas características boas de um personagem tão rico em lealdade e otimismo o Sol ainda entregou um álibi ao Tito um mapa que o levará a sua tão sonhada e incrível missão o desconhecido!
O personagem Medo também encenado pela aluna “Jaqueline” como o nome próprio diz trouxe um mar de medo e desconfiança ao nosso garoto, suas características são muito óbvias de aparecer: sempre duvida de todos, assustado, triste, introvertido, medroso.
Esperança personagem muito bem feito pela aluna “Sara Marielly” trouxe alegria, força e esperança para o sonhador, ela conhece toda sua história desde o seu nascimento até a data atual.
As vozes representada pelo Anjo da Guarda foi da falada pela aluna “Leda” ele também foi grande incentivador e entusiasmou Tito a continuar lutando.
Enfim a tão chegada hora de encontrar com o dono do futuro Infimisassoas o rei interpretado pelo aluno “Natan Garcez” com dupla personalidade 1° Mal Educado, assustador, horrendo, misterioso, forte e robusto e 2° personalidade Protetor, amigo, bondoso, sentimental Infimisassoas tem a chave para selar a paz do mundo, e com toda coragem e vontade de mudar esse mundo tão doente cheio de tantos problemas climáticos ele à entrega ao corajoso Tito.
Fala final do personagem Tito após a conquista da chave:
Tudo aconteceu,
Eu sabia que encontraria...
A chave para o futuro e o presente do mundo.
Eu nunca desisti,
Por isso consegui...
As pessoas sentirão o que eu sempre quis sentir.
Obrigado pela força,
Agradeço desde hoje,
A amargura, a esperança, ao pensador e ao senhor sol.
Agradeço por me mostrarem o verdadeiro sentido,
Que a vida nos dá.

Após a fala ele cai no chão desacordado, uma música triste toca a cena escurece:
Sua mãe o acorda chamando pelo seu nome: -Tito meu filho acorde
Moral da historia tudo foi um sonho e ele tenta explicar a sua mãe o que aconteceu! o que ele sonhou!
Mas tentando desconversar ele para sua explicação e ela prossegue dizendo:
Tudo nessa vida, não é apenas sonho,
Temos a verdade bem à frente de todos.
Só basta abrir os olhos para acreditar,
Que os contos e histórias são sempre reais.
Não importa se tem fadas, duendes ou bruxas chatas,
São história iguais a nossa, com todos a sua volta.
Meu filho acredite você conseguiu ver,
Que sempre temos que acreditar no nosso querer.
Chega de tantas coisas,
Guerras e mortes à toa.
Vamos ser feliz como sempre almejamos.
Eu estou aqui... Saída de um sonho,
Que na verdade foi o fruto de uma ilusão a beira roupa

Tito vai saindo do palco deixando a seguinte mensagem ao público:
- É eu espero que meu sonho se torne mesmo realidade as pessoas precisam pensar na vida, no nosso habitat. Se cada um fizer a sua parte fará uma grande diferença no mundo. Economize energia, jogue lixo no lixo, recicle, procure caminhar mais assim você estará cuidando da sua saúde e contribuindo com o meio ambiente. Observe o clima! a pouco tempo chuvas com grandes intensidades destruíram milhares de casas na maior cidade do Brasil: São Paulo! Quantas pessoas desabrigadas, quantas mortes, é triste não ? a cidade virou um rio, quantos prejuízos para os comerciantes, quantas casas, lojas e avenidas destruídas. O homem esta cada vez mais se esquecendo dele mesmo observe quanto desmatamento acontecendo em torno do nosso planeta, quantas queimadas, os animais estão desaparecendo e nós não estamos nem percebendo! Seja realista enxergue o presente! Quem sabe faz agora, não espera acontecer.

* Coreografia – Quando a chuva Passar
Dançarinas: Andreza Beatriz, Cácia Laiane e Lídia Luiza
* Expressão Corporal: Arnaldo Filho, Ludmila Floro, Renata Martins.
* Interpretação Dramática: Andreza Beatriz, Cácia Laiane, Lídia Luiza, Arnaldo Filho, Ludmila Floro e Renata Martins.




























Um comentário:

  1. wellington Rianc Della Sylva27 de outubro de 2010 às 09:06

    Caro gustavo, em uma pesquisa que fiz vi que vcs montaram a minha peça em Minas.
    Fiquei muito feliz em ver as fotos e espero que tenha tido muito sucesso.
    poderia me mandar por e-mail todo o material para guardar de recordação, o que tiverem, videos, banners, fotos...
    como autor seria muito interessante.
    Desde já agradeço.
    meu e-mail é wellrianc@globomail.com

    abraços

    ResponderExcluir