Caros Leitores

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". A educação precisa tanto de formação técnica e científica, como de sonhos e utopias.
Sejam Bem Vindos!



████████████████████████████████████
████████████████████████████████████
████████████████████████████████████


sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Eixo Movimento - Escola de Educação Especial Risoleta Neves Projeto Arte no Morro

Os alunos da Escola Estadual Risoleta Neves são muito “especiais” quando me refiro a “especiais” são alunos com um grande significado em minha vida, não por serem portadores de uma deficiência mais sim pelo grau de potencialidade que cada um deles possuem, trabalhar com eles é mais apreender do que ensinar é aprender o quanto são capazes basta alguém acreditar, são seres humanos como agente acredito até que mais puro, mais humano, mais verdadeiro. Se eu pudesse expressar em uma palavra o que eles representam para mim essa palavra seria “AMOR”.
Esse trabalho com o Eixo Movimento através do Projeto Arte no Morro, teve um valor riquíssimo na minha vida, acredito até que um dos mais importantes trabalhos que já fiz, quando planejei esse trabalho com os alunos não pensei em nenhum momento que eles não seriam capazes de fazer determinados exercícios referidos ao movimento, e sem dúvida foi um verdadeiro sucesso, fizemos exercícios de ritmo, seqüências, lateralidade com o lúdico, cantamos uma música trabalhando o espaço físico e exercícios de relaxamento. Além do eixo movimento, teve também o Eixo Musica e o Eixo Artístico e Natureza realizados por dois professores também do Projeto Arte no Morro. Trabalhei e acompanhei de perto os 3 eixos e todos os 3 foram sucesso! Quando digo sucesso digo de verdade, sei que as vezes as pessoas tem essa mania de dizer que uma coisa foi boa e talvez não foi, mas depois de toda a realização desses eixos tive um momento com eles, onde cada um pode expressar da sua forma como que nos professores através dos eixos contribuímos com eles, e nesse momento os olhos dos nossos alunos brilhavam, em alguns o sorriso estava bem estampados como se quisessem dizer alguma coisa, outros mais tímidos, mas bastava se aproximar e dar uma atenção que você já ganhava por completo. Deixo aqui essa mensagem que é um verdadeiro tapa na cara das pessoas que acham que deficiência é sinal de incapacidade apresentei ele no meu ultimo trabalho no magistério para os professores que me avaliaram na minha seqüência didática.

Deficiente
Ei Vem cá Eu preciso de Você Preciso de tua mão Não porque sou deficiente Afinal, quem é perfeito ? Preciso de tua ajuda Não porque sou “eficiente” Pois, será que existe alguém eficiente ? Preciso de teu apoio Não que eu seja especial Especiais todos são Cada um com sua particularidade. Preciso de teu carinho Não que eu seja diferente, Diferente é cada um Cada qual é cada qual Ninguém é igual. Preciso de sua atenção Porque sou gente Alguém que pensa Com minha maneira de pensar Alguém que faz Com meu jeito de fazer Alguém que ama. Ah! Como sei amar!Alguém que chora, sorri e canta Com minha forma de sentir Sou alguém humano Filho de humanos Que precisa de vida de humano. Não preciso ser incluído Preciso ser tratado como sou Onde me couber Onde eu seja eu Preciso de você Para me respeitar como sou Para me ajudar a construir minha dignidade Para eu ser realmente eu, como você deseja ser você.Preciso de você Como você precisa de mim Pois fomos feitos para a comunhão Por isso somos chamados Irmãos.











































Nenhum comentário:

Postar um comentário