Oficina de dança afro – brasileira Ministrada as alunas do Curso de Pedagogia da FACIP/UFU
Prof. Gustavo Júnior
Introdução:
A Oficina Pedagógica de Dança Afro - brasileira tem como objetivo geral propiciar aos participantes atendidos, a construção da identidade étnica e cultural afro-brasileira. Possibilitando através do aprendizado da dança uma reflexão sobre as diversas corporeidades dançantes brasileiras e a superação do preconceito e da discriminação cultural e racial que cercam esta expressão cultural de matriz africana, desenvolvendo o ensino da dança dentro da compreensão de que esta é uma manifestação cultural de resistência da herança africana no Brasil.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFlHPePbqpUzRlNG9d3Q_3jzoYhrRwDMFKG1c8FKkeQo28zS5j0ftFYrpIj1XgREIaBdak_CBq-ycWKTldi4RMQRXjnGgSNsf2MUEgJua3p6fDIzaHRfu5IwUkefGpwtegM86KuvVs2lJX/s320/2.jpg)
Objetivos:
• Propiciar aos participantes do Seminário Étnico Racial a aproximação com a cultura afro-brasileira através das suas expressões culturais tradicionais, buscando a construção da identidade e pertença étnica á população afro-brasileira.
•
Reconhecer a dança afro como matriz cultural formadora da identidade e da consciência racial afro-brasileira como referência para a construção da consciência corporal e estruturação da auto-estima e auto-imagem.
•
Capacitar os participantes da oficina de dança afro – brasileira, ao manuseio do próprio corpo nas diferentes coreografias e ritmos provindo das sonoridades musicais afro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjydBQg9TgQAS0JDPNSSP9PnIPrmiAfDjDg3z4PjdEqXq806f_qTUZO1FMXAnkO1pCSV5QnkaEYoczv1gzd-SpKptjGcPXfDZZ9yPPli1GKZApqEX-yYYxyRIvxq5f80CiScTXVsfXL716b/s320/4.jpg)
Conteúdos & Metodologia:
• Recursos áudio visuais:
- Dança Afro e Educação Popular;
- Abertura Festival Pérola Negra CACE;
• Sintonia de palavras
- O professor inicia uma frase e os participantes repete a frase do professor e cria sua assim sucessivamente.
Eu fui a África e vi ...
Uma galinha de Angola.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj74z6Jo84jH28cTS8T6kl-q7r4YO8XaYzegXjeOeo2wUAtgiOTLaBvRMII28ihVIzhcAHdoFwYGdE367PcHCRzQ623txeuKOc2lhh0waFEbqOWeM_-ZotNAyGmD6TgGfpYXVR8XHz90U4/s320/1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsayY_XmYnJyobzCHY5M0bduwZYlErCiL90B8k2fZU9Bccs8s3MeF53DfwzooQcqupw18dbb5XGP43NWpjivkmUz1O1r3YqGpRR81JuQH0GBgMXMdJSfGnFdzY_Rid_Mktb4uwvy9vAqcg/s320/8.jpg)
• Coordenação Motora
- Desenvolver o exercício de coordenação motora, através de exercícios que possibilite a percussão corporal, o ritmo, a seqüência e a memória. (Peito, estrala, bate bate, estrala, peito, bate).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZea_ORfHdYOvo8X2u4W1m9bu6FymTQHSCG-5bwHB6wvYBv7RzIf5mvQ8xq3dH_uJpzOU4YKSkmClZGqXNmL0KRgOnN3aPBkAKGdowaK9GLKPM5k4kv9E8cscAfRIq7CLhSH_MXinr8npj/s320/5.jpg)
• Expressão Corporal
- Conhecer e avaliar a capacidade de cada participante individualmente expressar corporalmente expressões de: alegria, frio, tristeza, dor de barriga, dor de dente, amor, medo, preconceito, ódio ...
• Percepção
- Os participantes estarão em círculo, colocar um participante de fora da sala, escolher um mediador que fará exercícios livres e todos os outros vão repetir simultaneamente. O participante que ficou de fora tem por objetivo descobrir que esta liderando o grupo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgX5Kmuc4I7NcAeYmhvCTZFogemMiZnNwjjo7_-unyK_4qiSBmKdyWT0dxSJAg0zAPl2fKIkzKLSNXWMTZb016iHO7loH-2F8Yqxxt6Byk_JOaYkt5aobPZOzXePgNeda4Ni2qWODMwsgfi/s320/10.jpg)
• Criatividade e Contação de História
- Desenvolver a capacidade de criar e imaginar histórias. Os participantes estarão sentados em círculo, o professor inicia a história e deixa que os participantes complementem a partir de um objeto mostrado.
Um jovem angolano caminhava solitário pela praia. Parou por alguns instantes para agradecer aos deuses por aquele momento milagroso: o deslumbramento de sua terra natal. O silêncio o fez adormecer em seu âmago, despertando inesperadamente com o bater das ondas sobre as pedras. De repente, surgiram das matas homens estranhos e pálidos que o agarraram e o acorrentaram. Sua coragem e o medo travaram naquele momento uma longa batalha... Ele chamou pelos seus pais e clamou pelo seu Deus. Mas ninguém o ouviu. Subitamente mais e mais rostos estranhos e pálidos se uniram para rirem de sua humilhação. Vendo que não havia saída, o jovem angolano ...
(Mostrar imagens africanas) ...
Seqüência
Nenhum comentário:
Postar um comentário